CIDADANIA ITALIANA
Benvenuti!
Conhece as vantagens de ter um Passaporte Italiano? Entrar nos Estados Unidos sem visto é uma delas.
Buscamos o documento do seu antenato na Itália para você reconhecer a sua Cidadania Italiana e ter esse mundo de possibilidades.
Andiamo!


QUEM TEM DIREITO?
A cidadania italiana jure sanguinis, (por descendência) é transmitida a partir do(a) ascendente italiano(a)- nascido na Itália - aos descendentes (desde que não tenha havido aquisição de cidadania estrangeira), sem interrupção e sem limite de gerações. A única exceção se refere à descendência por parte materna, se a mulher na sua linha de ascendência, tiver tido filhos antes de 01/01/1948. De fato, caso haja uma mulher na linha de transmissão de cidadania (bisavó, avó, mãe) somente os filhos dela (e assim também os descendentes), nascidos a partir de tal data, poderão solicitar a cidadania italiana.
​
E você sabe qual o primeiro documento que aparece na lista do consulado para obter a sua Cidadania?
A Certidão de nascimento original (Estratto dell’atto di nascita) do antepassado italiano, nascido na Itália e que origina a cidadania, na qual conste o nome dos pais. Este documento deverá ser solicitado ao Comune italiano de nascimento do antepassado. Caso os registros anagráficos não fossem ainda vigentes na época do nascimento do ascendente, é necessário apresentar a Certidão de Batismo original emitida pela Paróquia, com reconhecimento da assinatura do Pároco por parte da Cúria Episcopal competente.
Agora que sabe disso, você escolhe dar o ponto de partida no reconhecimento da sua Cidadania?
Entre em contato e vamos em busca do documento do seu Antenato Italiano.
AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE TER A CIDADANIA ITALIANA
Ser um cidadão europeu
Uma das principais vantagens em ser considerado um cidadão italiano é usufruir dos benefÃcios dos cidadãos europeus.
Considerado o continente com a melhor qualidade de vida do mundo, a Europa garante para seus cidadãos a possibilidade de visitar e morar em qualquer dos 28 paÃses da União Europeia, além dos demais que fazem parte do Espaço Schengen, que inclui Islândia, Noruega e SuÃça. Tudo isso sem a necessidade de vistos especÃficos, limites de permanência e com muito menos burocracias.
Como um cidadão italiano, você tem direito de visitar e até mesmo morar nos paÃses da Europa como um cidadão europeu.
Esse direito envolve todos os aspectos como morar, estudar em instituições públicas, trabalhar, usar o sistema de saúde e contar com assistência médica que, apesar de nem sempre ser gratuita, costuma ser bastante acessÃvel e de qualidade.
Outros benefÃcios também incluÃdos são o auxÃlio-desemprego e aposentadoria italiana, desde que você tenha um trabalho registrado e obedeça o tempo de serviço, além de pagar as contribuições em dia.
Viajar ao redor do mundo com uma facilidade maior
Além dos benefÃcios de poder visitar e morar em determinados lugares graças à sua cidadania italiana, outro grande benefÃcio é que o passaporte da Itália faz parte dos melhores passaportes do mundo. Isso quer dizer que com ele você consegue viajar para mais de 150 paÃses sem precisar de visto.
Ou seja, se você for viajar com o seu passaporte italiano para algum desses 150 paÃses, poderá passar pela fila de europeus nos aeroportos e postos de alfândega, dispensando questionários e entrevistas para poder entrar no paÃs.
Você também não precisa comprovar a data de retorno ao Brasil, local de hospedagem, seguro de viagem para o Tratado de Schengen com cobertura mÃnima de 30 mil euros, nem comprovar meios de se manter durante a sua estadia.
Além dos Estados Unidos, um dos paÃses mais visitados mundialmente, os italianos também têm entrada livre como turistas no Canadá e no Japão.
Outra grande vantagem é ter toda a rede de suporte de embaixadas e consulados italianos em diversas partes do mundo todo.
​
Estudar
O acesso facilitado para quem é um cidadão italiano em instituições de ensino tanto da Itália como no resto da Europa também é uma excelente vantagem. Isso inclui não somente escolas, mas também cursos de graduação e pós-graduação, muitos ofertados até mesmo em inglês.
Para quem não possui dupla cidadania italiana, pode chegar a pagar até três vezes mais em anuidades para estudar na Itália. Além do desconto, o cidadão italiano também pode solicitar bolsas de estudos de diversos órgãos e concorrer em condições iguais com os demais europeus.
Residir
Quando um estrangeiro decide ir morar em um paÃs da Europa acaba enfrentando muita burocracia e etapas até conseguir de fato residir no paÃs. Com a cidadania italiana você consegue morar em qualquer paÃs europeu sem precisar passar por procedimentos tão burocráticos. Além de facilitar o processo, a cidadania italiana também agiliza para que você consiga se mudar para o paÃs em muito menos tempo.
Trabalhar
Trabalhar fora do paÃs pode não ser uma coisa tão simples para os brasileiros. Porém, com a cidadania européia você consegue ter um emprego em situação legal mais facilmente.
Com a dupla cidadania italiana você consegue trabalhar no paÃs legalmente como qualquer italiano que tenha nascido por lá.
Muitas empresas italianas preferem contratar candidatos que estejam com a documentação em dia e que a contratação seja muito mais simples. E muitas delas ainda preferem pessoas com dupla cidadania para expressar uma visão de diversidade, que é extremamente valorizada no mercado atual.
Se você tiver fluência no idioma italiano, ainda pode até mesmo tentar um concurso público no paÃs.
Poder passar a cidadania italiana aos seus descendentes
Se você possui filhos, ou pretende ter, saiba que você poderá transmitir a sua dupla cidadania italiana a eles. Com isso, você estende também aos seus descendentes todas essas vantagens de ter uma cidadania europeia.
​
fonte:
PROJETOS
Performance avançada



EXPANSÃO GLOBAL
Uma solução inovadora
REBRANDING
Um novo capÃtulo
CAMPANHA DE IDENTIDADE CORPORATIVA
Uma história de sucesso
PEÇA UM ORÇAMENTO
Entre em contato conosco para saber mais sobre a busca do documento do seu antenato na Itália