Preparem suas meias! A Befana vem aí...
- Vanessa e Marcelo
- 5 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2021
A gente sempre viu em filmes as meias penduradas nas lareiras, em varais pelas salas... e aqui na Itália não é diferente, pois no dia 6 de janeiro, a Befana... uma bruxa simpática... visita as casas e deixa guloseimas para as crianças boazinhas... já para as sapequinhas... rs

De acordo com a tradição
Originalmente a Befana era um símbolo do ano que passou, um ano que agora é como a própria Befana, velho. Os presentes que a velha bruxa traz são símbolos auspiciosos para o ano que começa.
Na tradição cristã, a história da Befana está intimamente ligada a dos Três Reis Magos. Diz a lenda que numa noite muito fria de inverno Belchior, Gaspar e Melchior, na longa jornada para chegar a Belém do Menino Jesus, não conseguindo encontrar o caminho, pediram informações a uma velha que lhes indicou o caminho. Os Três Reis, então, convidaram a mulher a se juntar a eles, mas, apesar da insistência, a velha recusou. Depois que os Três Reis foram embora, ela se arrependeu de não os ter seguido e por isso preparou um saco cheio de doces e começou a procurá-los, mas sem sucesso. A velha, portanto, começou a bater em todas as portas, dando a cada criança que encontrava alguns doces, na esperança de que um deles fosse o Menino Jesus.
A Befana vem à noite
A história da Befana começa nas brumas do tempo e descende de tradições mágicas pré-cristãs. O termo "Befana" deriva do grego "Epifania", ou "aparição" ou "manifestação". A Befana é, portanto, celebrada no dia da Epifania, que geralmente fecha o período de férias de Natal.
A Befana é representada, no imaginário coletivo, por uma velha de nariz comprido e queixo pontudo, que, viajando longe em uma vassoura, leva presentes para todas as crianças. Na noite entre 5 e 6 de janeiro, aliás, sob o peso de um saco cheio de brinquedos, chocolates e balas (no fundo também há uma boa dose de cinzas e carvão), a Befana voa pelos telhados e, descendo das chaminés, ela enche as meias deixadas penduradas pelas crianças. Estas, por sua vez, preparam uma tangerina ou laranja e um copo de vinho para a boa senhora. Na manhã seguinte, além dos presentes e do carvão para os mais safados, as crianças encontrarão a refeição que ela comeu e a marca da mão da Befana nas cinzas espalhadas no prato.
Como diz a famosa canção infantil "La Befana vem à noite com os sapatos todos quebrados com um chapéu romano, viva la Befana!", A Befana usa uma saia escura e larga, um avental com bolsos, um xale, um lenço ou um chapéu na cabeça, tudo animado por numerosas manchas coloridas.
Agora que já conhece a história, corre lá, pegue uma meia (lavada) e a pendure... vai que a Befana passa pelo Brasil...
Se no Brasil o ano começa depois do carnaval, aqui começa depois da Befana...
Abaixo os links da canção tradicional e da fonte do texto.
A turminha aqui adora essa história. Teve um ano em que uma amiga se vestiu de Befana, foi um sucesso. Mas o medo de ganhar uma cebola era grande rs