Festa della Donna - 8 marzo
- Vanessa e Marcelo
- 8 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2021
Que no dia 8 de março se comemora o dia internacional da mulher, isso todos sabem, mas o que esse bolo e essa flor tem com a ver com essa data comemorativa?
Chegamos à conclusão de que aqui na Itália eles criam comidas típicas para todas as comemorações.

A mimosa: um símbolo inteiramente Made in Italy
Em 1944 foi fundada l’Unione Donne in Italia (A União das Mulheres na Itália), que contou com a participação de ativistas de vários partidos da esquerda italiana e que organizou, durante o dia 8 de março de 1945, o primeiro dia da mulher em todas as áreas, já livre da hegemonia fascista. Para a ocasião, o símbolo da mimosa foi lançado pela primeira vez. A escolha recaiu sobre a flor por vários motivos: a mimosa tem a particularidade de florescer nos primeiros dias de março; é também uma flor leve que cresce espontaneamente no campo, tornando-se imediatamente acessível. Foram três mulheres partidárias e antifascistas que decidiram introduzir a mimosa como símbolo: Teresa Noci, Teresa Mattei e Rita Montagnana, três pilares da história do feminismo italiano.
O nascimento da Torta Mimosa
O Bolo Mimosa (Torta Mimosa) foi introduzido no início dos anos 1950 e é uma receita italiana. O bolo foi criado em Roma por ocasião do Dia da Mulher e foi concebido desde o seu nascimento como um símbolo culinário do aniversário feminino. A aparência da sobremesa foi pensada para se assemelhar à flor da mimosa.
Um pão-de-ló macio, cortado em duas ou mais camadas, recheado com creme diplomata e finamente decorado com pedaços de pão-de-ló (ou pão-de-ló esfarelado) que, para lembrar a flor da mimosa, é feito com corante alimentício amarelo. Como alternativa ao creme de Chantilly, pode-se usar o clássico creme de pastissière ou creme de leite. A variante mais comum é aquela que envolve a adição de pedaços de abacaxi fresco ou em calda ao creme. Um bolo impressionante com sucesso garantido.
No entanto, existe outra teoria sobre as origens do Bolo Mimosa, que situa o nascimento da sobremesa do dia das mulheres em Rieti. Ali, segundo as narrativas da época, o inovador chef Adelmo Renzi propôs pela primeira vez o famoso bolo em seu restaurante. Em 1962, o chef participou de um concurso de bolos em Sanremo, vencendo o evento. O bolo de mimosa foi considerado a sobremesa perfeita para homenagear o centro da Ligúria, já então conhecido como a cidade das flores.
Quem quiser se aventurar, nesse site tem a receita...
O Dia da Mulher foi oficialmente instituído em 1909 nos Estados Unidos e chegou à Europa em 1911, à Itália em 1922. Foi o ato mais simbólico da luta perseguida pelo Partido Socialista dos Estados Unidos, mas filho de uma sociedade mais ampla e abrangente movimento internacional apoiado pela Segunda Internacional Socialista, que lutou pelo sufrágio universal das mulheres. Para apoiar suas posições, o Partido Socialista dos Estados Unidos decidiu organizar uma manifestação a favor do voto feminino no último domingo de fevereiro de 1909; assim, em 23 de fevereiro daquele ano, foi oficialmente celebrado o primeiro Dia da Mulher.
Em agosto de 1910, a jornalista e política feminista Clara Zetkin propôs a realização anual de uma jornada pela igualdade de direitos das mulheres, sem uma data específica.
Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.
Em 8 de março de 1917, em São Petersburgo, foram as mulheres da então capital soviética que tomaram a iniciativa de uma demonstração monumental que prometia o fim da Grande Guerra. Foi o ato inaugural da Revolução de fevereiro: os cossacos¹ reprimiram o acontecimento com sangue, a ferocidade da oposição real desencadeou a ira da população, surgiram novos conflitos que estiveram na base da queda do império czarista, em 1921 foi estabelecido que 8 de março se tornaria o "Dia Internacional da Operária". Desde então, o Dia da Mulher sempre foi comemorado na data que conhecemos, chegando à Itália em 1922.
¹ A palavra “cossaco” vem do russo kazak. O termo kazak é originário do turco e quer dizer “aventureiro” ou “homem livre”. Os cossacos são um povo proveniente das estepes da Europa oriental, ao norte do mar Negro e do mar Cáspio.
Fontes:
Comments