Feliz Dia dos Pais! Não, não estamos adiantados, aqui na Itália é comemorado no dia 19 de março
- Vanessa e Marcelo
- 19 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2021
Dia dos Pais, porque no dia 19 de março: origem e significado
Na Itália, o Dia dos Pais foi criado em 1968.
E por que o dia 19 de março? Esta data não é aleatória: de acordo com a tradição católica, em 19 de março do século I, D.C., em Nazaré, morreu Giuseppe (José), o noivo de Maria e pai oficial de Jesus. O dia 19 de março, na verdade, é dia de San Giuseppe (São José), o santo também é lembrado em 1º de maio, como trabalhador.
Alguns estudiosos acreditam que as raízes do dia dos pais são realmente muito mais profundas e ligadas à tradição romana. De fato, no dia 19 de março, na verdade, os romanos celebravam os bacanais, que é uma espécie de banquetes para os mais pobres, organizados pelas mulheres das cidades.
Em memória da fuga de San Giuseppe do Egito, portanto, as mulheres preparavam para esta ocasião fritelle, além de pão e zeppole para servir nos banquetes.
Ao longo dos anos, a conotação religiosa perdeu força, passando a ser mais comercial e menos relacionados à tradição católica. Até 1977, o dia de San Giuseppe era considerado feriado, mas depois de ser abolida pela lei italiana, se tornou um dia comum.
Como tradição, em muitas regiões italianas, o dia 19 de março é usado para consumir fritelle ou zeppole de San Giuseppe na frente de uma fogueira. Essa data marca a transição do inverno para a primavera.
E como já dissemos anteriormente....toda comemoração tem comida típica.
Março é um mês intenso de ocorrências e festas que despertam do torpor do inverno e que abrem as janelas ao sol, flores e novos perfumes. É neste contexto que a festa de todos os pais de 19 de março é inserida com eventos, atividades, mas acima de tudo, com pratos típicos e sobremesas.
- Zeppole di San Giuseppe
Uma receita centenária a do Zeppole di San Giuseppe. Massa fresca que pode ser frita ou assada, recheada com creme suave, são as verdadeiras protagonistas de uma das mais antigas tradições italianas relacionadas ao Dia dos Pais.
E nós aproveitamos pra experimentar....parece uma massa de bomba, só que mais macia...derrete na boca...😋 Delicioso.
- Pão de San Giuseppe
Na Sicília, San Giuseppe é certamente um dos santos mais amados e lá há uma tradição bem estabelecida: a do pão de San Giuseppe ou pão votivo de Salemi. O pão descreve flores, frutas e belos animais, mas também ligações simbólicas para a sacralidade da festa de San Giuseppe. No final da preparação deste pão (que dura vários dias) é colocado no altar da família.
- Tortelli ou Frittelle di San Giuseppe
A Tortelli ou Frittelle di San Giuseppe é um grande clássico das regiões do norte e, em particular, da Lombardia para o Dia dos Pais. Fácil de preparar e realmente amado por todos, com ou sem creme dentro! Muito parecido com nosso bolinho de chuva.

Fontes:
Comments