Os Doces do Carnaval
- Vanessa e Marcelo
- 17 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2021
Pois é...quando pensamos em Carnaval, pensamos em feriado, calor, muita cerveja e caipirinhas certo???? Mas não aqui... Na Itália os reis da festa são os Doces de Carnaval.
Sabem quando é época de Festa Junina e nos mercados tem aquelas ilhas de coisas típicas como paçoca, pé de moleque, canjica e etc? Pois bem, aqui essa ilha é de doces... quando vi aquela ilha cheia de embalagens e toda colorida na hora pensei na festa junina, pq eu Vanessa, adoro...rs... mas eram Doces de Carnaval.
Eu descobri que doces feitos pela minha família no Natal, o Crostoli, por exemplo, na verdade é um doce de Carnaval, que é mais famoso por aqui como Chiaccere.
Um outro doce que gosto muito e que minha avó fazia não só nas férias da praia, mas também sempre que pedíamos... é o Favetti... esse sim era feito na época certa... hahaha... férias, carnaval... então posso dizer que tive o prazer de sentir o gostinho do carnaval em qualquer época do ano...rs...era só pedir...
Então aqui vai um pouco de curiosidades dos tipos de doces que encantam os italianos nessa época festiva.. que no momento não está tão animada... Massssss andando no centro da cidade no final de semana do Carnaval, além de casas enfeitadas e vitrines com o tema principal, ao menos as crianças estavam se divertindo, eram pequenos grupos fantasiados jogando confetes, serpentinas e, claro, comendo os vários doces de carnaval.
Segundo o site Gambero Rosso, ao contrário do Natal ou da Páscoa, o Carnaval apresenta preparações mais ou menos semelhantes ao longo da bota, sendo principalmente fritas. Carnaval é um hino ao óleo fervente e à opulência, a festa tem suas origens justamente no desejo de abundância pré-Quaresma (o nome, segundo uma das hipóteses mais acreditadas, deriva do latim carnem levare, "eliminar a carne"), do banquete da terça-feira gorda, último dia de excessos antes da Quaresma, período de jejum e abstinência para as religiões cristãs.
Chiacchiere , protagonistas em toda a Itália
As chiacchiere são folhas fritas crocantes e delicadas típicas do período carnavalesco e recebem nomes diferentes dependendo das regiões de origem: chiacchiere e lattughe na Lombardia, cenci e donzelle na Toscana, frappe e sfrappole em Emilia, cròstoli em Trentino, galani e gale no Vêneto, bugie no Piemonte, além de rosoni, lasagne, pampuglie, etc. São doces muito quebradiços, feitos de uma massa simples, frita e polvilhada com açúcar de confeiteiro para o toque final. A sua forma retangular, com dois cortes nítidos centrais, torna a chiacchiere inconfundível e atrai imediatamente a cobiça de jovens e idosos desde tempos imemoriais. A sua presença nas vitrines torna o ar imediatamente alegre, e também tem versões recheados e assada
É tanta opção que a gente fica até meio tonto....mas o que eu descobri de todas elas...é que poderíamos ter feito cròstoli sem torcer...ele podia ficar retinho mesmo...menos trabalho né gente?...kkk


E esse da fabricação própria de um mercado, foi o mais parecido com os que minha vó fazia. Sem a minha avó, agora minha mãe e tia também fazem :)
Se der tempo ainda compro pra saber como é de sabor.
Nós experimentamos um, claro! Mas de uma pasticceria, e a massa é mais grossa do que o cròstoli que comíamos.
Castagnole
As castagnole podem ser simples, de chocolate ou , zeppole, tortelli, favetti são apenas alguns dos

nomes pelos quais são chamados estes doces típicos do carnaval. Entre confetes, serpentinas e máscaras não pode faltar a castagnole! Originais da Romagna, estes pedacinhos de massa frita são perfumados por fora e macios por dentro ... enrolados em açúcar, a versão mais clássica envolve o uso de erva-doce, mas tem também com outros aromas. Apesar da paternidade, as castagnole são preparadas e degustadas em muitas regiões da Itália. Os favetti são típicos do Vêneto, especialmente Veneza, mas também fazem parte da tradição de Mantova.
Compramos uma Castagnole para experimentar...é boa mas não tem o mesmo sabor do Favetti.
Pelo que li a diferença é que o Favetti leva grappa, que no caso minha avó usava cachaça.
Frittelle di Carnevale
Frittelle são os famosos bolinhos de chuva..rs... e estão entre os doces de carnaval mais fáceis e deliciosos! Típica da cozinha italiana, em particular da tradição veneziana. São bolinhas macias feitas com uma massa simples de farinha, ovos, leite, açúcar e passas com aroma cítrico! Primeira forma com a colher em poucos segundos; depois frito em óleo fervente e depois no açúcar de confeiteiro! Suave como nuvens, perfumada e saboroso! Recheado!

E apesar de facílimo, tem a versão industrial assim como no Brasil.
Fritelli são de uma bondade única que não pode faltar na festa mais colorida do ano junto com Chiacchiere, Castagnole, Bomboloni, Bugie.
fontes
Crostoli tem sabor de infância e férias na praia...
Pós Natal marcado com o famoso Crostoli da Dna. Ézida.
Um sabor inesquecível e eu como sempre cara de pau perguntava...Van sua vó fez Crostoli???
😋😋😋😋😋😋😋😋😋