top of page

Pandoro o "rival" do Panetone.

  • Foto do escritor: Vanessa e Marcelo
    Vanessa e Marcelo
  • 22 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de abr. de 2021

Você conhece a verdadeira história do pandoro? Macia, muito doce e gostosa, esta sobremesa é o símbolo indiscutível do Natal junto com o panetone. Quais são suas origens e onde nasceu? Quanto ao seu "rival", também por esse deleite, não há nenhuma evidência certa a respeito de sua origem.


Segundo muitos, os primeiros vestígios do pandoro datam de 1500, no período da República de Veneza. Porém, há quem esteja convencido de que é a evolução de outras sobremesas, como o Nadalin, sobremesa em forma de estrela, ou o Pão de Viena, semelhante a um brioche.


A única certeza é que o pandoro nasceu (comercialmente) em Verona, quando o pasteleiro Domenico Melegatti obteve a patente de um bolo de Natal do Ministério da Agricultura e do Comércio do Reino da Itália. Era 14 de outubro de 1884 e desde então o Natal nunca mais foi o mesmo!


Para fazer sua receita, o chef pasteleiro Melegatti se inspirou na tradição veronesa. De facto, nas aldeias destas zonas, as mulheres cozinham desde a antiguidade o Levà, uma sobremesa fermentada coberta com amêndoas e açúcar. Melegatti usou a mesma receita, adicionando ovos e manteiga, mas eliminou a cobertura, para deixar a massa bem macia e lisa.


A forma de estrela foi criada por Angelo Dall'Oca Bianca, um pintor que criou o molde da pirâmide com oito pontas. Pandoro fez um grande sucesso imediatamente e se tornou parte da tradição do Natal italiano junto com o panetone. Resta apenas um pequeno detalhe a descobrir: por que o pandoro é assim chamado? Reza a lenda que o nome foi dado por um chef pasteleiro. O homem, após tirar o bolo do forno, surpreendeu-se com sua cor dourada e chamou-o de "Pan d’oro", daí o termo "Pandoro" que todos conhecemos muito bem hoje.



Não me lembro de ter reparado tanto em pandoro como aqui. Assim como com os panetones, existe muita criatividade para deixar o produto mais atrativo...rs



ree

ree

ree
ree

ree

ree

ree

E até achei os pandoros mais interessantes...tem opções com bebidas alcoólicas e até salgado...realmente não há limites para conquistar clientes...


Neste ano comemos apenas o clássico mesmo...e você? gosta de pandoro?

Kommentare


  • Facebook
  • Instagram

©2020 por VanPesiniMacFranzese_Europa@NovaCasa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page